Fonte: Blog da Previdência Já
O Ministério da Previdência Social criou o Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios, o “Pró-Gestão RPPS”. O anúncio, sob a Portaria 185, foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (15).
O órgão não esclareceu, contudo, se os RPPS que aderirem ao Pró-Gestão e conquistarem um certificado terão critérios diferenciados para alocação de recursos.
De acordo com a resolução, a adesão ao programa será facultativa e formalizada entre o ente federativo e o gestor do regime próprio. O objetivo é o de “incentivar os RPPS a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária, que proporcionem maior controle dos seus ativos e passivos e mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade”.
O regime próprio que optar por aderir ao Pró-Gestão receberá um certificado – com quatro níveis de aderência -, a ser emitido por uma entidade credenciada pela Secretaria de Políticas de Previdência Social (SPPS), válido por três anos. Para isso, ele precisa estar em posse do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) e atender às exigências da SPPS em termos de governança corporativa, controles internos e educação previdenciária.
A habilitação das entidades certificadoras será feita pela SPPS, que “poderá realizar consulta ou audiência pública” para definir os parâmetros que serão exigidos.
Critérios de avaliação – No âmbito dos controles internos, para adquirir um certificado o RPPS deverá possuir, por exemplo, gestores e servidores da área de risco certificados, uma política de segurança de informação e estrutura de gestão adequada da base de dados cadastrais de servidores.
Já na área de governança corporativa, os critérios avaliados serão a qualidade de relatórios de planejamento e gestão atuarial, política e comitê de investimentos, qualificação dos órgãos de direção, do conselho fiscal e de administração, e desenvolvimento de políticas de mandato, representação e recondução.
Em educação previdenciária, a SPPS avaliará plano de ação de capacitação e ações de diálogo com os segurados e a sociedade.