INSCRIÇÕES: DE 21 DE SETEMBRO A 16 DE OUTUBRO
Link permanente para este artigo: https://fap.rj.gov.br/31o-encontro-regional-da-aepremerj/
PRÓXIMO CURSO DE CPA 10 DA AEPREMERJ SERÁ EM TRAJANO DE MORAES
A AEPREMERJ está oferecendo curso de capacitação para a certificação CGRPPS e/ou CPA-10, para atender os municípios de cada região, reduzindo os custos tendo em vista a necessidade de certificação dos conselheiros, membros de comitê de investimentos e diretores dos RPPS. Clique aqui e saiba mais sobre o Curso
O próximo curso será realizado em Trajano de Moraes. Saiba mais em www.aepremerjrio.com.br
Link permanente para este artigo: https://fap.rj.gov.br/proximo-curso-de-cpa-10-da-aepremerj-sera-em-trajano-de-moraes/
Link permanente para este artigo: https://fap.rj.gov.br/xii-congresso-da-aepremerj-barra-da-tijuca-14-15-e-16-de-agosto/
Servidores do FAP visitam o Rioprevidência para aderir ao SICOPREV
No último dia 21/06/2018, o Presidente do FAP, Dr. Mafran Lopes Ribeiro, acompanhado da Assessora Superior do FAP, Jéssica Serozini Costa e da Diretora do Departamento Pessoal e RH, Mariana Bosco de Campos, esteve na Sede do Rioprevidência (Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro) a fim de assinar convênio, aderindo ao SICOPREV (Sistema de Cooperação Previdenciária).
O SICOPREV consiste em um sistemaonlinede cruzamento de dados cadastrais, com o intuito de prevenir possíveis danos ao erário, impedindo a acumulação ilícita de cargos públicos, de pensões e remunerações maiores que o teto constitucional. O sistema já foi formalizado com mais de 50 entes de previdência social, entre municípios do estado do Rio de Janeiro e das cinco regiões brasileiras.
A utilização da plataforma online do SICOPREV será ferramenta de grande valia para este Fundo de Aposentadoria e Pensões (FAP), que teve como escopo precípuo ao firmar parceria com o Rioprevidência, resguardar o patrimônio dos servidores públicos municipais como um todo.
Créditos da foto: Rioprevidência
Na foto: da esquerda para a direita, Mariana Bosco de Campos, Jéssica Serozini Costa, Mafran Lopes Ribeiro, Cecília Girão (Assistente – Diretoria de Seguridade – Rioprevidência), Josemir de Barros Silva (Especialista em Previdência Social Rioprevidência).
Link permanente para este artigo: https://fap.rj.gov.br/994-2/
INSS: Requerer aposentadoria por idade e salário maternidade fica mais fácil a partir 21 de maio
Medida representa fim do tempo de espera para ser atendido
Da Redação (Brasília) – A partir da próxima segunda-feira (21), os benefícios urbanos de aposentadoria por idade e salário-maternidade somente serão concedidos na modalidade à distância. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) utilizará as informações previdenciárias já constantes em seus sistemas para o reconhecimento do direito e para a concessão automática do benefício.
Os segurados poderão requerer esses benefícios por meio do Meu INSS(inss.gov.br) ou pela Central 135. O cidadão passará a receber o protocolo de atendimento, sem precisar agendar data para ser atendido na agência. O acompanhamento dos pedidos de beneficio ocorrerá por meio destes canais eletrônicos e, somente se necessário, o segurado será chamado para ir à agência do INSS.
Com a mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser atendido em uma agência perto da sua residência. Além do mais, a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido.
O INSS espera que com a ampliação da concessão automática, o tempo de análise dos benefícios seja reduzido, ou seja, os cidadãos poderão saber a resposta mais rapidamente. Em breve, outros benefícios também passarão a ser solicitados dessa forma.
Meu INSS – O canal já tem mais de sete milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou pelo celular.
O instituto vem trabalhando para a melhoria do Meu INSS: canal que permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços do INSS.
E, a partir do dia 24 de maio, vários serviços que antes eram atendidos somente no atendimento espontâneo agora serão realizados com dia e horários marcados, bastando fazer o agendamento pelo Meu INSS ou telefone 135. Confira a lista dos novos serviços agendáveis abaixo.
(Com informações do INSS).
Lista dos serviços que passarão a ser atendidos com agendamento:
Alterar meio de pagamento
Atualizar dados cadastrais do beneficiário
Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes
Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF
Cadastrar Declaração de Cárcere
Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família
Cadastrar ou Renovar Procuração
Cadastrar ou Renovar Representante legal
Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
Desistir de Aposentadoria
Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à
Pensão por Morte
Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS
Reativar Benefício
Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho
Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho
Transferir Benefício para outra Agência
Informações para Imprensa:
Vanessa Marques e Marcela Matos
(61) 3313 4800
Assessoria do INSS
Link permanente para este artigo: https://fap.rj.gov.br/inss-requerer-aposentadoria-por-idade-e-salario-maternidade-fica-mais-facil-a-partir-21-de-maio/